HYPERMETAL – Metal Additive Manufacturing

Engenharia

Focados na qualidade de produto e assistência ao cliente, este é o nosso leque de serviços de engenharia.

Projeto de Canais Conformados de Refrigeração

Fazemos o projeto dos canais conformados de refrigeração para os postiços de moldes. A utilização destes postiços aumenta a eficiência da produção na fase de injeção, melhora a qualidade das peças finais e reduz os tempos de ciclo.

Engenharia Reversa

Em casos de documentação incorreta, incompleta ou inexistente, temos a capacidade de recriar componentes, analisando as partes e funcionamento em detalhe, e recorrendo a tecnologias de digitalização, medição e modelação 3D. 

Otimização Topológica

Análise estrutural através do método de elementos finitos. Este método considera as propriedades dos materiais, suportes e as forças aplicadas, com vista à otimização da geometria para redução de peso.

Todo o material que não é essencial é simplesmente removido, garantindo a mesma resistência da peça às condições a que está sujeita.

Esta abordagem tipicamente resulta em formas orgânicas, extremamente difíceis (se não impossíveis) de obter por tecnologias tradicionais, mas facilmente conseguidas por fabrico aditivo.

DfAM - Design for Additive Manufacturing

Quando a produção de peças finais por fabrico aditivo é uma opção, é importante intervir desde o início do desenvolvimento do produto, de modo a aproveitar todas as vantagens desta tecnologia.

Na Hypermetal damos apoio à equipa de engenharia do Cliente adaptando o projeto e dando resposta aos requisitos definidos.

Análise de Viabilidade e Implementação

Apoiamos o Cliente ao longo de todas as fases da análise de viabilidade e posterior implementação: estudamos potenciais aplicações em que esta tecnologia trará vantagens, analisamos a base de dados de peças do Cliente e identificamos oportunidades de melhoria com impacto económico positivo.

Otimização de Projeto para Produção

Nos casos em que há liberdade para adaptar a geometria, é vantajoso ajustar determinadas formas das peças, como ângulos e orientações, de forma a otimizar a produção. Assim, é possível minimizar a necessidade de estruturas de suporte na produção e de pós-processamentos, resultando numa redução de custos.

DETALHE E PRECISÃO

Para tirar o máximo de proveito das potencialidades da nossa tecnologia é essencial uma abordagem transversal a cada aplicação, intervindo sempre que possível desde a fase conceptual de desenvolvimento do produto ou numa ótica de adaptação do existente ao fabrico aditivo. 

Contacte-nos hoje para saber mais.