No caso das aplicações industriais, a fabricação metálica aditiva é utilizada para a obtenção de peças complexas – quanto maior a complexidade, maior a competitividade da opção aditiva – assim como peças únicas ou pequenas séries com prazos de entrega muito curtos.
A obtenção de protótipos funcionais sem custos ferramenta é também de grande importância, uma vez que permite o fabrico simultâneo de várias peças com espessuras diferentes, ou variações de qualquer outro parâmetro que se pretenda iterar e otimizar para testes de validação.
Ao nível das ferramentas, esta tecnologia permite produzir ferramentas com geometrias complexas, com canais internos de passagem de líquido de arrefecimento, o que permite a projeção precisa na zona de corte, mesmo em situações de difícil acesso.
A indústria dos moldes de plástico beneficia especialmente do fabrico aditivo no caso de postiços com canais conformados de refrigeração.
A utilização destes postiços permite reduzir o ciclo de injeção e obter ganhos de produtividade significativos. Estes canais podem ser desenhados de modo a acompanhar o contorno do postiço próximo da superfície, maximizando a performance do arrefecimento, reduzindo o tempo de ciclo e aumentando a vida útil do molde.
Outras aplicações: peças de substituição, jigs e gabaris
Materiais mais utilizados nestes sectores:
– Aço ferramenta
– Aço inox
– Alumínio
Na Hypermetal também oferecemos soluções para o tratamento térmico de alívio de tensões e de endurecimento.